O passo a passo para fazer uma atualização profissional efetiva

O passo a passo para fazer uma atualização profissional efetiva

O passo a passo para fazer uma atualização profissional efetiva

Independentemente do cargo ou da área de atuação em que as pessoas estão, existe uma coisa que é comum a todas que querem se destacar diante da concorrência: a busca constante por novidades. Nesse sentido, a atualização profissional deixa de ser uma opção e passa a ser uma necessidade básica. Afinal, o mercado está longe de ser estático e para acompanhar as frequentes mudanças sem se perder no meio do caminho é fundamental estar sempre por dentro das inovações.

Mas, como saber qual é o melhor caminho para desenvolver sua carreira? Que atualizações são realmente necessárias para evoluir profissionalmente? Continue lendo e confira o passo a passo que preparamos com dicas essenciais para você não errar na hora de buscar um upgrade!

Conheça bem o mercado no qual está inserido

Se você procura evoluir profissionalmente, acompanhando tendências e investindo em novas demandas, nada mais apropriado do que conhecer muito bem o mercado no qual você está inserido.

Então, esse deve ser o seu primeiro passo. Assim, você saberá quais são as principais carências existentes e poderá explorar as melhores formas de supri-las.

Além disso, a atualização profissional é mais efetiva se você tiver um foco específico — dependendo da sua necessidade, você pode optar por um curso operacional sobre uma nova tecnologia ou por um estudo aprofundado sobre gerenciamento de projetos sustentáveis.

Calcule o tempo que você tem para se dedicar à atualização profissional

Outra estratégia importante é pensar no tempo que você tem para investir em determinado aprendizado.

Cursos longos e aprofundados são muito importantes, proporcionam conhecimento sólido e bem construído, e são uma boa escolha para quem quer uma formação complementar que garanta resultados a longo prazo.

Porém, algumas mudanças são muito rápidas e se você esperar dois anos até se considerar especialista naquele assunto, provavelmente já terá perdido o timing. É preciso saber balancear o tempo disponível com as vantagens e desvantagens de cada formação.

Se você precisa de resultados a curto prazo, vale a pena investir em cursos de curta duração, intensivos ou focados em um ponto muito específico da sua profissão. Afinal, eles são uma opção de atualização rápida e segura, e acabam permitindo que você aprenda sobre mais assuntos e desenvolva mais habilidades em menos tempo.

Marque presença em congressos e workshops

Participar de eventos da área é uma ótima forma de ficar atualizado sobre o que tem sido estudado ou usado por diferentes empresas. Congressos reúnem pessoas interessadas em discutir e compartilhar novas ideias.

Além de atualizar o networking, você pode conhecer realidades diferentes da sua, buscar inspiração em outros casos de sucesso, entre outras oportunidades.

Já os workshops são uma forma rápida de introdução a novas habilidades — você conhece um assunto, absorve o básico sobre ele e, se considerar necessário, pode buscar um aprofundamento depois.

Aposte em novas tendências

Formas alternativas de prestar um serviço, técnicas diferenciadas, ideias revolucionárias — tudo isso pode parecer muito assustador. Todavia, se você não quer ficar para trás, é preciso ter coragem de apostar na mudança.

O grande ponto das novas tendências é que elas podem ou não emplacar, mas é preciso apostar algumas fichas para não ficar parado enquanto o seu mercado evolui. Se você estudar sobre uma nova ferramenta e ela for rapidamente descartada ou substituída por outra, você ainda assim terá aprendido sobre algo, ainda que seja sobre “como não fazer”.

Descubra quais são os principais desafios

Passada a fase de conhecer seu mercado e de manter-se atualizado sobre novidades e tendências, você então já está preparado para identificar quais são os desafios no seu meio que precisam ser superados. Agora, que tal pensar em como você pode resolver essa questão?

Se você identifica uma demanda por profissionais com conhecimentos mais especializados em uma função específica, por exemplo, pode ser a sua chance de se tornar o especialista que o mercado precisa.

É a velha lei de oferta e procura — você automaticamente se destaca se puder oferecer algo que está em falta. Por isso, ainda melhor do que estar por dentro das novidades é obter conhecimentos que te permitam ir além do que já é feito.

Aprenda sobre liderança e gestão

Aqui estão dois assuntos que são sempre relevantes, a despeito da sua posição ou do seu plano de carreira. Saber liderar é importante para qualquer um, mesmo que você não seja efetivamente o coordenador de uma equipe.

Apurar seus conhecimentos sobre liderança pode te ajudar a melhorar sua relação com seus companheiros de trabalho, a otimizar sua habilidade de organização, a assumir atitudes mais responsáveis, a ter mais iniciativa e a ser mais proativo. Além de te deixar mais preparado para lidar com situações adversas.

Da mesma forma, aprender sobre gestão proporciona mudanças de comportamento que são sempre benéficas, tanto no aspecto da vida pessoal quanto profissionalmente. Por meio desse aprendizado, você adquire conhecimentos que ajudam a melhorar desde a maneira como você utiliza seu tempo até a forma como você lida com o gerenciamento de um grande projeto.

Em resumo, cursos de liderança e gestão são apostas que sempre terão aspectos relevantes para agregar valor ao seu desenvolvimento profissional.

Busque diferenciais para se destacar

Por fim, busque conhecimentos que te destaquem dos outros. Agora que você já sabe como atender às necessidades gerais que seu mercado exige, é hora de pensar em oferecer algo a mais — essa é uma excelente jogada para quem quer se sobressair.

Nessa perspectiva, aprender um novo idioma, por exemplo, pode te ajudar a conquistar uma posição melhor. Da mesma forma, adquirir conhecimentos de marketing também pode ser uma opção pertinente para uma promoção dentro do seu plano de carreira.

Então, como você pode perceber, a atualização profissional deve ser uma preocupação constante e pode acontecer de várias maneiras diferentes. O importante é que você mantenha o foco em seus objetivos e a motivação para alcançá-los. Com isso, certamente, as oportunidades de mudança aparecerão.

Pronto para começar a sua atualização? Então deixe aqui o seu comentário contando um pouco sobre os desafios da sua profissão e como você acha que uma boa atualização profissional pode te ajudar a superá-los.

mba-em-gestao-de-portfolio-programas-e-projetos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *