Fazer pós-graduação ou não? Saiba quando investir em um curso

Fazer pós-graduação ou não? Saiba quando investir em um curso

Fazer pós-graduação ou não? Saiba quando investir em um curso

Ao longo dos anos, o mercado de trabalho se torna mais complexo e competitivo, principalmente nessa era da informação. O conhecimento é atualizado constantemente e, com o grande volume de conteúdos, as profissões se tornam mais especializadas. Nesse cenário, é praticamente impossível interromper os estudos na graduação e não fazer uma pós-graduação.

Para quem busca crescimento profissional e atualização de seus conhecimentos, buscar especialização é mais que uma necessidade. Seja logo depois de formado, para agregar valor ao currículo, ou depois de anos de profissão, para se preparar melhor diante de novos desafios, esses cursos trazem inúmeros benefícios.

Mas você sabe quando deve investir em uma pós? Trouxemos algumas dicas que podem ajudá-lo a identificar o momento certo! Aproveite!

Sentir necessidade de atualização

Os conhecimentos aprendidos durante a graduação preparam você para atuar em um amplo mercado de trabalho. No entanto, muitas habilidades serão desenvolvidas na vida prática e, por isso, é normal que o recém-formado se sinta inseguro em seu primeiro emprego.

Entretanto, se o sentimento de despreparo voltar a rondar um profissional já consolidado na função que exerce, é sinal de que ele precisa ampliar seus conhecimentos, principalmente porque a atualização é uma exigência do mercado de trabalho atual.

A cada dia são lançados novos produtos, surgem técnicas diferenciadas e processos mais efetivos, por isso, acompanhar as mudanças é essencial para quem quer se destacar na profissão.

Assim, se você sente falta de algum conhecimento que facilitaria seu trabalho, ou se foi convidado para exercer funções para as quais não está preparado, fazer pós-graduação e buscar novas aprendizagens é uma ótima opção para se atualizar e fortalecer sua carreira.

E não estamos nos referindo apenas a competências técnicas. É importante também avaliar suas habilidades comportamentais. Há cursos de pós-graduação que trabalham questões como relacionamento interpessoal, liderança e comunicação. Dependendo do cargo que você ocupa ou das dificuldades que enfrenta, essas habilidades são muito positivas.

Desejar crescimento profissional

Para crescer na empresa ou conquistar vagas melhores, você não pode ser o mesmo profissional que era quando começou a trabalhar. Além de acumular experiência prática e melhorar seu desempenho, cursos de pós-graduação são muito úteis para quem quer consolidar o seu nome na área.

Na pós você tem contato com novos conhecimentos, faz relações teoria-prática e se torna um profissional mais competente. Com isso, você apresenta diferenciais para a empresa e se fortalece na disputa por promoções. Lembrando que, atualmente, os cargos estratégicos e com maiores salários são ocupados por profissionais especializados.

Por isso, se você está em busca de novas oportunidades e reconhecimento e crescimento dentro da empresa, a pós-graduação é um ótimo investimento. Para profissionais que almejam um cargo de gestão, por exemplo, aprofundar os conhecimentos nessa área é fundamental.

Buscar um currículo mais competitivo

Você não precisa ser lembrado a todo momento de que a disputa por espaço no mercado anda bem acirrada, não é mesmo? Essa é uma realidade que pode ser diariamente observada em nosso cotidiano e, para profissionais com pouca experiência, isso é ainda mais difícil, levando-os a procurar pós-graduações.

Mas, independente do seu momento profissional, os cursos de pós-graduação sempre agregam valor ao currículo, tornando-o mais competitivo e ampliando suas chances de conseguir um bom emprego.

Aliás, como as pessoas estão buscando mais especialização, não ter uma pós-graduação em seu currículo pode deixá-lo em desvantagem e atrapalhar seus sonhos de estabilidade.

Por isso, além de escolher bem sua graduação, é interessante alinhar a pós aos seus objetivos, sendo fundamental saber onde se quer chegar. Um curso de engenharia de custos, por exemplo, é muito bom para quem deseja um cargo de gestão na área de construção civil.

Ter interesse por se aprofundar em determinada área

Ao terminar a graduação, geralmente temos contato com diversos nichos de atuação e acabamos nos identificando com determinadas rotinas e áreas. Depois de algum tempo, essas preferências podem sinalizar o contexto e tipo de trabalho que queremos desenvolver.

Se você está vivendo essa situação, pode ser o momento certo para fazer pós-graduação. A faculdade prepara os profissionais de forma geral, já que não é possível aprofundar todos os conhecimentos de uma carreira em poucos anos. Assim, quem quer se tornar especialista em algo deve buscar essa oportunidade depois de formado.

Um engenheiro civil, por exemplo, está preparado para ocupar diversas vagas relacionadas à construção, mas pode se capacitar para atuar com gestão de projetos. Para isso, é imprescindível buscar uma boa pós-graduação na área.

Buscar mudanças na carreira

Possui uma formação, mas tem interesse por uma área um pouco distinta? Nem todos os profissionais buscam se especializar na área em que atuam. É comum que a pós-graduação seja uma oportunidade de fazer grandes mudanças na carreira. Afinal, não é tão simples conquistar uma colocação em um contexto diferente do que o profissional vem atuando nos últimos anos.

Para um engenheiro que atua na execução de obras, mas deseja trabalhar como auditor, por exemplo, não vai ser fácil conseguir uma vaga. Como seu currículo está todo voltado para a construção, a pós em auditoria de engenharia é fundamental e aumentaria as chances de desbravar esse outro nicho do mercado.

Fazer cursos que se distanciam do seu universo de atuação é uma maneira de ampliar suas possibilidades no mercado. Por isso, se você deseja se lançar em oportunidades diferentes, a especialização é exatamente o que precisa para adquirir novos conhecimentos e tornar seu currículo mais atraente.

Desejar aumentar seu networking

A oportunidade de fazer novos contatos profissionais também é um diferencial oferecido pela pós-graduação. Ao fazer o curso, você pode conhecer seus futuros colegas de trabalho, chefes ou, até mesmo, sócios. Afinal, o networking é uma das estratégias mais efetivas para a carreira.

Nas aulas de pós-graduação você poderá conviver com professores conceituados e palestrantes que são referências na área, além de conhecer diversos colegas de profissão.

Lembre-se de que uma pós pode abrir oportunidades até fora do seu estado ou país e, se o seu desejo é se tornar mais conhecido no mercado e ampliar sua rede de contatos, essa é uma ótima opção.

Sentir falta da sala de aula

Poucos ambientes são tão ricos quanto uma sala de aula, principalmente a de pós-graduação. Por ela circulam profissionais com conhecimentos, histórias de vida e carreiras diversificadas e realizar trocas com pessoas que vivem outras realidades é uma grande oportunidade.

Educação é sempre um bom investimento! O retorno é garantido e incalculável. Integrar a sua experiência prática com o conhecimento atualizado trazido pelos professores pode alavancar muito a sua atuação profissional. Se você saiu da graduação e sente falta de estudar mais, não exite em fazer uma especialização!

Conseguiu identificar alguma dessas situações? Esses sinais não podem ser ignorados e podem ajudá-lo a descobrir que chegou o momento de fazer pós-graduação. Por isso, fique atento, identifique suas necessidades e desejos atuais e escolha um curso que contribua com os seus objetivos. Você e sua carreira têm muito a ganhar!

Será que seus amigos conhecem essas dicas? Compartilhe o post nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *