Descubra o que é curva ABC e como utilizá-la na engenharia civil!

Descubra o que é curva ABC e como utilizá-la na engenharia civil!

Na engenharia civil existem diversas metodologias e técnicas aplicadas para ter mais rendimento na obra, otimizar o tempo, recursos e insumos, entre outros aspectos. Conhecer as ferramentas certas para usar em cada situação é fundamental, pois ajuda na execução das etapas. Nesse sentido, a curva ABC é um desses instrumentos que contribui para potencializar o canteiro de obras.

Saber fazer a otimização do que se tem a disposição entrega muitos benefícios, entre eles maior economia com os custos da construção, seja com mão de obra ou insumos. É nesse contexto que a curva ABC mostra suas vantagens, pois afeta de forma positiva a gestão de obras e a torna mais eficiente.

Para gerir projetos com mais qualidade, conheça o que significa a curva ABC e entenda seus benefícios e aplicação na engenharia civil!

O que é a curva ABC?

Devido os altos custos das obras de grande porte, é natural buscar por soluções que ajudem a economizar e reduzir os gastos. Tais ferramentas quando bem aplicadas podem gerar mais lucratividade, melhorar a competitividade no mercado e ainda ajudar a cumprir os prazos estipulados. Ou seja, melhora bastante a gestão e planejamento da obra.

A curva ABC é uma dessas ferramentas em que se pode ter maior controle orçamentário, bem como dos insumos e itens construtivos. De forma mais detalhada, ela confere as composições unitárias dos serviços e produtos e é possível obter orçamentos otimizados. Desse modo, durante o planejamento são definidas as prioridades antes da aquisição dos recursos de obra.

Desde a compra dos insumos necessários até a contratação da mão de obra e a estruturação dos serviços, esse método entrega um maior detalhamento dessas questões. Com isso, se consegue ter mais controle dos processos. Além de curva ABC, esse procedimento também pode ser chamado de “Princípio 80-20” ou “Lei de Pareto”, que se baseiam no teorema de Vilfredo Pareto. Dessa forma, a análise é dividida nos grupos A, B e C, em que:

  • A: se enquadram serviços e produtos que tenham custos mais altos, em que podem representar até metade do orçamento disponível;
  • B: são insumos que têm valor mediano, que configuram até 30% do orçamento;
  • C: representam os itens de menor custo, que configuram os 20% restante do valor da obra.

A principal vantagem de utilizar essa ferramenta é perceber em detalhes para onde o orçamento é destinado. Assim, é dada maior ou menor importância para determinados insumos durante as etapas. Listar os itens e serviços para avaliar quais são os mais importantes e elaborar os percentuais é fundamental para criar os grupos e ter mais controle do orçamento.

Como a curva ABC pode ser aplicada na engenharia civil?

O gerenciamento de obras contempla desde o escopo do projeto a boa execução e administração dos insumos e serviços. Dessa maneira, o orçamento analítico é o responsável pelas atividades detalhadas, tomando como base o projeto executivo. Com base nisso, os itens necessários são quantificados unitariamente, bem como os serviços e seus custos.

A curva ABC representa uma importante aliada para que se tenha maior controle de estoque e armazenagem, de acordo com as necessidades da obra — tais como a aquisição de mais materiais. Ao aplicar a metodologia, os benefícios durante os processos e ao final da obra serão notados. Por isso, confira como ela pode ser aplicada na engenharia civil.

Identificação de utilização de insumos

Conhecer a quantidade de cada insumo necessário de modo que não falte ou que sobre materiais é essencial, principalmente quando os itens são de maior valor. A identificação de quais são mais importantes e onde alocar cada um faz com que se tenha maior cuidado e que se perceba os impactos gerados no orçamento caso algo esteja errado.

Durante a execução do projeto, existe uma infinidade de recursos e insumos, além da mão de obra necessária para executá-lo. Assim, é fundamental saber empregar cada item sem que haja desperdício ou falta que possa gerar atrasos na obra.

Avaliação de impactos

Antes de adquirir os produtos necessários, fazer a comparação de preços de materiais pode ter um grande impacto no valor final. Por isso, conferir a variação de preços dos itens e até mesmo negociar valores pode ter um grande impacto no orçamento. Assim, considerar esses impactos auxilia na tomada de decisão.

Controle de orçamento

Ter maior controle orçamentário é determinante para fazer uma boa gestão de um projeto na construção civil. Nesse sentido, fazer a avaliação de preços, negociar, escolher bons produtos com melhores valores e outros fatores são pontos essenciais para administrar o orçamento disponível e reduzir custos.

Quais os benefícios da utilização da curva ABC?

Administração de recursos e insumos faz parte da gestão empresarial, afinal ninguém quer despender muito dinheiro em algo que não gerará tanta lucratividade. Desse modo, a curva ABC pode entregar muitos benefícios quando aplicada da maneira correta, por meio de estudos de orçamento e outras soluções. Por isso, veja algumas das vantagens de aplicá-la durante os projetos.

Redução de desperdício

Quando o planejamento é bem-feito e considerada as necessidades específicas do projeto dificilmente haverá desperdício de materiais. Quando organizado, a quantidade de insumos é verificada antes da aquisição, o que evita perdas e reduz os custos da obra.

Estoque eficiente

Assim como o desperdício não é positivo, a falta de materiais também prejudica o andamento da construção no canteiro de obras. Portanto, conferir a quantidade de insumos disponíveis ou os que estão em falta ajuda a ter um estoque mais eficiente, sem precisar paralisar a construção pela necessidade de algum item essencial.

Mais lucratividade

Quando se conhece com mais precisão quais são as necessidades do projeto, a quantidade exata de insumos e recursos e outros detalhes, o planejamento tende a ser um sucesso. Dessa forma, é possível ter mais lucratividade e um melhor controle de qualidade da obra. Assim, todas as etapas terão máxima eficiência e diminuição de riscos.

A aplicação da curva ABC oferece diversos benefícios e facilita a gestão do projeto. Ela é uma ferramenta eficaz para otimizar processos, torná-los mais eficientes e eliminar riscos e erros. Portanto, garante máxima qualidade, lucratividade e torna a construção mais segura.

O que achou deste post? Quer receber conteúdos como este diretamente na caixa de entrada do seu e-mail? Então, assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *