Por que investir em uma pós-graduação de gestão de contratos?

Por que investir em uma pós-graduação de gestão de contratos?

Já ouviu o ditado “se você não conhece seus contratos, não conhece seu próprio negócio”? Esses dizeres são extremamente verdadeiros, pois tais documentos são refletidos nos serviços ou produtos ofertados e recebidos. Porém, de nada adianta um bom acordo se não houver uma gestão de contratos eficiente.

Afinal, um ótimo documento não terá utilidade se for ignorado ou seguido incorretamente. Quando os contratos não são geridos e controlados adequadamente, em geral, os objetivos desejados não são alcançados e as implementações são falhas. Além disso, os resultados se resumem a perda de receita ou oportunidades e aumento dos custos.

Quer entender mais sobre o assunto e a importância da gestão de contratos no mercado? Então, continue a leitura!

O que é a gestão de contratos?

A gestão de contratos é responsável por assegurar que aquilo acordado seja cumprido e transcorra conforme o previsto. Esse trabalho analisa documentos, prazos, produtividade, custos e planejamentos orçamentários ou estratégicos, revisa os contratos e, quando necessário, adapta cláusulas — sempre visando ao benefício de ambas as partes.

Além disso, a gestão de contratos é responsável por acompanhar e fiscalizar todas as etapas que fazem parte do processo, desde a pré-contratação até a entrega final. Existem diversos tipos de contrato no Brasil, mas, independentemente do caso, a gestão eficiente do ciclo de vida deve ser feita de forma a mitigar os riscos para a empresa.

Qual é a relevância desse tipo de conhecimento?

Na maioria das organizações, os documentos são mal geridos, uma vez que não existem sistemas de gestão de contratos. Essa é uma tarefa que demanda organização, poder de negociação, bom relacionamento e capacidade técnica.

A gestão de contratos é responsável por elaborar cotações, monitorar preços e controlar pagamentos, cronogramas ou datas de vencimento. Quando essas atividades são feitas de forma eficiente, resultam em:

  • minimização de riscos;
  • maior economia;
  • redução ou até exclusão de cláusulas desvantajosas;
  • diminuição de gastos que sejam superiores à capacidade financeira da empresa;
  • ausência de multas por atraso no pagamento.

Dessa forma, há impactos diretos nos planejamentos estratégico e orçamentário das organizações. Em resumo, a gestão de contratos é importante porque proporciona:

  • controle durante a elaboração dos contratos;
  • domínio sobre os prazos, reduzindo multas e imprevistos;
  • qualidade do documento e, consequentemente, do produto ou serviço;
  • ganhos financeiros, com a redução dos gastos e um aumento da lucratividade;
  • maior controle sobre as etapas do contrato até que a entrega seja realizada.

Não é necessário que a empresa tenha um grande número de contratos para implementar um sistema de gestão. Independentemente da quantidade, esse recurso proporcionará um retorno mais rápido do que foi investido e acordado. Em alguns casos, os ganhos gerados pela gestão são tão significativos que justificam todo o investimento feito.

Por que fazer uma pós-graduação em gestão de contratos?

Em primeiro lugar, vamos destacar o quanto é importante para um profissional estar atualizado. Isso vale principalmente no mercado competitivo atual, em que cada vez mais o nível de exigência é maior.

Os cursos de especialização são muito bem-vistos no mercado de trabalho e excelentes opções para quem deseja renovar conceitos ou técnicas, fazer contatos e ampliar as oportunidades. Além disso, ao se especializar em gestão de contratos, você colherá as vantagens reunidas abaixo.

Controle da obra

Como registra e centraliza informações, a gestão de contratos torna o acesso a elas mais fácil e simplificado, permitindo um maior controle daquilo acordado, do escopo, de prazos, custos, condições de entrega, datas e multas. Dessa forma, os processos durante a obra são mais transparentes, acessíveis e simples, o que resulta em maior controle, economia e tranquilidade.

Garantia de equilíbrio contratual

Quando os contratos são bem geridos desde a elaboração até a entrega, é alcançado um equilíbrio maior entre as partes, com a redução de cláusulas desvantajosas. Além disso, o conhecimento dos direitos e deveres permite ao gestor manter a relação dentro do que foi acordado. Em último caso, o controle também beneficia e proporciona amparo caso sejam necessárias providências jurídicas.

Redução de erros

O sistema de gestão de contratos facilita a conferência de datas, multas, valores, cláusulas, escopos, prazos, cronogramas etc. Assim, há mais chances de cumprimento daquilo acordado, o que reduz a margem de erros e as consequências geradas.

Controle de riscos

A gestão de contratos permite a identificação dos riscos de cada documento e, dessa forma, a determinação da criticidade de cada negócio para a organização. Após essa determinação, é possível definir o perfil de gestão necessário para que os objetivos desejados sejam alcançados.

Aumento dos lucros

A gestão apropriada de contratos faz com que as negociações ocorram de modo justo e equilibrado. Uma vez que há alguém acompanhando todas as etapas do ciclo de vida do contrato, nenhum erro, cláusula negativa ou risco passa despercebido.

Datas, prazos, cronogramas, custos e multas também recebem a devida atenção. Dessa forma, é possível economizar e obter uma maior lucratividade para os negócios e as organizações.

Destaque na carreira

Essa vantagem é consequência das demais já citadas. Como o gestor de contratos leva diversos benefícios à empresa e a seus negócios, automaticamente sua importância é sempre percebida. Isso proporciona um maior destaque na carreira e mais oportunidades — principalmente em grandes empresas, que são as que mais valorizam esse tipo de profissional.

Qual é a importância de encontrar um curso de qualidade?

Mesmo tendo cursado uma boa graduação e com experiência profissional, existem conhecimentos e lacunas que são obtidos e preenchidos apenas em um curso de pós-graduação oferecido por uma instituição qualificada. Além disso, há melhorias que não são obtidas na prática sem o estudo.

Como você viu, a gestão de contratos é extremamente importante para as empresas em geral. Esse conhecimento pode proporcionar diversas chances de crescimento em sua carreira, uma vez que se trata de um grande diferencial competitivo.

Interessou-se pela gestão de contratos ou deseja se especializar em alguma outra área? Entre em contato com o IBEC, uma instituição voltada para o preparo de diversos profissionais. Oferecemos cursos de capacitação, especialização ou MBAs e já formamos mais de 110 mil alunos, pois atuamos desde 1978 no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *