Por que fazer pós-graduação em implantação de empreendimentos?

Por que fazer pós-graduação em implantação de empreendimentos?

O mercado imobiliário movimenta e aquece a economia do país, e a implantação de empreendimentos envolve diversas áreas da engenharia. É necessário avaliar os impactos de vizinhança, projetos, documentação do processo e verificar a viabilidade financeira. O estudo da execução da obra é essencial, uma vez que todo empreendimento apresenta riscos para implantação e muito capital investido.

A implantação de empreendimentos imobiliários é composta por vários processos, os quais: levantamento da documentação, elaboração de projetos, avaliação de impactos de vizinhança, verificação de consequências ambientais, adequação às leis, atendimento ao código de obras municipal, obtenção de licenças para construção, construção e assessoria pós-venda.

As graduações em engenharia capacitam os profissionais para atuar nessas áreas, mas, em um mercado competitivo, a especialização é necessária. Confira a seguir algumas razões para investir em uma pós-graduação!

Expansão do mercado

Historicamente, o mercado imobiliário conta com ciclos de expansão e recessão. Especificamente nos períodos de crise, o profissional deve explorar nichos de mercado e oportunidades pouco observados.

Hoje não importa há quantos anos você já atua, avalie as oportunidades que a especialização de serviços pode proporcionar para sua carreira e invista em capacitação, assim fica mais fácil conseguir destaque no mercado de trabalho.

Quando falamos de implantação de empreendimentos, a demanda por profissionais qualificados é constante, uma vez que se verifica a necessidade de estudos de viabilidade bem elaborados.

Os controles de custos e cronogramas são fatores decisivos para o sucesso de uma incorporação, por isso têm de ser desenvolvidos por profissionais qualificados.

Crescimento profissional

Ao iniciar a carreira, investir em uma pós-graduação é um diferencial para o engenheiro. O profissional já ingressará no mercado de trabalho com expertise diferenciada. A especialização agrega conhecimento, possibilita ampliar a rede de contatos e estimula o desenvolvimento.

Já para os engenheiros mais experientes, a especialização é uma oportunidade de atuar em diferentes áreas. Afinal, em tempos de crise as capacidades de inovar e reinventar-se são segredos dos profissionais de sucesso.

Aprofundamento de conhecimentos

A busca por conhecimento possibilita que o profissional se apresente ao mercado com maior credibilidade, uma vez que aprimora habilidades específicas. Os cursos de graduação abordam diversos temas, no entanto, é válido aprimorar alguns tópicos e, nessa altura, a pós-graduação é um ótimo caminho.

A avaliação da implantação de empreendimentos exige capacitação e experiência, por isso, é importante que o engenheiro responsável aprimore seus conhecimentos.

O investimento em capacitação é uma característica dos engenheiros que buscam oportunidades e preocupam-se não só com o crescimento pessoal, como com a melhoria do mercado, sabe por quê? Em um mercado competitivo, os profissionais de destaque se tornam referências para os demais.

Diferencial de mercado

No mercado de trabalho atual a graduação deixou de ser um grande diferencial para os profissionais — se outrora, o diploma era garantia de posicionamento, hoje, os engenheiros dependem de uma busca maior para conquistar bons cargos e resultados.

Avalie as opções de pós graduação lato e stricto sensu e verifique qual se adequará melhor às suas necessidades e expectativas.

Acompanhe as oportunidades na sua cidade e busque capacitações que sejam de fato um diferencial de mercado.

A engenharia possibilita que o profissional atue em diversos cargos e verifique o seu perfil de atuação. O profissional que investe em implantação de empreendimentos deve ter perfil de liderança e atenção às partes burocráticas da construção.

Qualificação profissional

Tenha em mente que a qualificação é um processo, e aqueles que se destacam são os profissionais que permanecem buscando novos conhecimentos, novas técnicas e aprofundamento. Referente à qualificação, questione qual o seu diferencial perante os concorrentes.

Nesse sentido, os programas de pós-graduação são grandes aliados ao desenvolvimento dos engenheiros, uma vez que os serviços específicos usualmente são mais rentáveis. As atividades de grande especificidade apresentam boa demanda, porém, contam com um baixo número de profissionais capacitados. Os desafios também estimulam o crescimento e desenvolvimento de novas aptidões, aproveite!

Ampliação de networking

A rede de contatos permite que o profissional compartilhe experiências, conteúdo, estabeleça parcerias, torne-se conhecido, progrida profissionalmente e amplie as oportunidades comerciais. Especialmente no início de carreira, é imprescindível construir uma rede de relacionamentos sólida, muitas vezes seus contatos serão facilitadores durante o exercício da profissão.

O networking permite o desenvolvimento de relações, que muitas vezes tornam-se novos negócios ou oportunidades de crescimento. O relacionamento interpessoal abre portas e facilita o desenvolvimento de uma carreira promissora.

Uma tarefa interessante é listar pelo menos cinco pessoas da sua rede de contatos que você acredita que lhe dariam uma oportunidade de emprego. Se você não conseguir pensar em cinco contatos, está na hora de investir no networking!

Valorização de currículo

Manter-se atualizado e em busca de desenvolvimento melhora e valoriza o currículo. Para os recém-formados, o upgrade de capacitação reflete a preocupação com o aprimoramento e busca por conhecimento em áreas específicas.

Para os profissionais com longos anos de formação, as novas titulações podem resultar em aumento salarial ou troca de cargo, além é claro do aprendizado. Seja pensando em um novo emprego ou em angariar novos títulos, investir em uma pós-graduação valoriza o currículo.

Na hora de escolher a instituição de ensino, procure empresas com anos de atuação no mercado e referências confiáveis sobre os cursos oferecidos. Confira a avaliação das entidades e como a capacitação pode alavancar sua carreira. Se possível troque experiências com engenheiros que já concluíram o curso de seu interesse — o feedback poderá ajudar na escolha.

Para atuar na implantação de empreendimentos é importante que o profissional tenha perfil de liderança, preocupação com o padrão de qualidade oferecido aos clientes e capacidade analítica para verificar os riscos envolvidos e considerados para cada um.

Se identificou com o perfil requerido para essa área de atuação? Procure uma instituição confiável e veja as especializações disponíveis.

Pesquise sobre os cursos de pós-graduação existentes e invista em seu desenvolvimento profissional!

Veja os detalhes sobre a grade curricular, carga horária, expertise dos professores e objetivos propostos pelo curso. A área de implantação de empreendimentos precisa de engenheiros capacitados. Conheça aqui as nossas principais opções disponíveis para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *