Entenda o que as grandes empresas esperam de um gestor de inovação

Entenda o que as grandes empresas esperam de um gestor de inovação

Entenda o que as grandes empresas esperam de um gestor de inovação

A palavra inovação está cada vez mais presente no nosso cotidiano, não é verdade? Isso acontece pelo fato de vivermos em uma época em que aspectos como a popularização da internet e a virtualização de processos integram o mundo à nossa volta. Sendo assim, há um profissional no centro de tudo isso: o gestor de inovação.

É um fato que as empresas modernas estão acelerando o ritmo para encontrar soluções inovadoras para seus produtos, serviços , procedimentos operacionais e metodologias de gestão. No entanto, sem um planejamento focado em resultados, todo o esforço pela busca da inovação pode ser inútil.

Por isso, neste post mostraremos o que as grandes organizações esperam do gestor de inovação e como ele pode auxiliar no aprimoramento dos processos existentes nas empresas. Continue a leitura e saiba mais!

O que é gestão de inovação?

Inicialmente, essa era uma área que focava somente no departamento de marketing das empresas. Entretanto, a evidente necessidade que as outras áreas passaram a apresentar com o tempo foi um fator decisivo para que ela se tornasse uma prática mais abrangente, relacionada à integração de todos os setores das empresas.

De forma simplificada, a gestão de inovação é o conjunto de processos que possibilitam que sejam integrados metodologias, ferramentas e pensamentos inovadores na empresa.

No entanto, é importante lembrar que ela não se limita apenas ao desenvolvimento de novas soluções, mas a formar o pilar de uma cultura de gestão que deve permear todas as ações da empresa e direcioná-la tanto no seu nicho de atuação quanto nas lideranças dos seus colaboradores.

Sem segmentação por padrões do mercado, a inovação pode partir de determinado número de conceitos e atitudes em uma organização, mas quando nos remetemos ao uso de conhecimento e tecnologia, é fundamental usufruir de ações sustentáveis e modernas para promover o crescimento da empresa.

Quais são os principais benefícios da gestão de inovação?

A empresa usufrui de muitos benefícios quando tem suas políticas internas alinhadas à gestão da inovação. Entre elas, podemos citar:

O que faz um gestor de inovação?

Com base nas informações mencionadas até aqui, podemos afirmar que o gestor de inovação é o profissional responsável pela criação, implementação e pelo gerenciamento dos processos inovadores da companhia, seja por meio do desenvolvimento de novos produtos, da mudança de diretrizes internas ou mesmo repensando estratégias de marketing do negócio.

Para que desempenhe todas suas funções com eficiência, o gestor precisa:

  • ter conhecimentos técnicos específicos sobre a área de atuação da empresa;
  • ser capaz de detectar tendências de consumo;
  • focar na gestão de equipes;
  • desenvolver habilidades para inovar estrategicamente, propondo novidades capazes de impactar o mercado.

Basicamente, o gestor de inovação deve saber lidar com a demanda de novidades, trabalhando com a especialização e a capacitação de novas ideias.

Quais são as principais áreas em que o gestor de inovação atua?

O gestor de inovação é um profissional cada vez mais procurado no mercado moderno, já que ele se responsabiliza pelo monitoramento das novas tendências e tecnologias, além de tratar de todo o planejamento de movimentos e estratégias da empresa em prol do seu sucesso e da expansão.

Geralmente ligado a startups e a projetos altamente inovadores, o gestor de inovação também tem espaço na criação de vínculos com organizações estabelecidas, buscando novos talentos para integrar a equipe da empresa e ferramentas úteis para gerar inovação — principalmente pelo fato de ter uma perspectiva abrangente sobre tecnologia, novidade e progresso.

Como esse profissional pode auxiliar no aprimoramento dos processos existentes na empresa?

Confira algumas das atividades que o gestor de inovação pode realizar na empresa para aprimorar seus processos existentes com uso de tecnologia e práticas de gerenciamento.

Gestão de pessoas

As formas como os colaboradores se comportam é um dos primeiros indicadores de performance do negócio, já que está diretamente ligada ao seu sucesso ou fracasso. Sendo assim, é uma área que representa desafios para a gestão da inovação.

Para que aconteça uma transformação na empresa, é necessário que toda a equipe abrace a perspectiva de crescimento e inovação, pois as pessoas protagonizam todo o trajeto rumo aos bons resultados.

O profissional, nesse contexto, tem o papel de transferir conhecimento, aplicar novas políticas e implementar projetos inovadores.

Incentivo à inovação

Outro aspecto muito relevante é o incentivo à inovação por meio do desenvolvimento de programas com metas e benefícios predeterminados para motivar e engajar os empregados na concretização de mudanças na empresa.

Além de usufruírem de vantagens diretas, os colaboradores também poderão acompanhar todo o progresso das ações realizadas e perceber que as transformações são feitas de estratégias efetivas.

Desenvolvimento de lideranças

Todo o processo de engajar e informar os funcionários da empresa sobre o conceito de inovação exige o bom desempenho da liderança. A influência que bons líderes exercem sobre sua equipe é um fator decisivo na hora de tirar os projetos do papel e transformá-los em realidade.

Por consequência, o gestor de inovação tem o papel de buscar profissionais com as características certas para integrar a equipe, atendendo às necessidades de inovação da empresa.

Mobilização de recursos

Para concluirmos, é importante mencionar um dos aspectos essenciais que o gestor de inovação tem a responsabilidade de auxiliar no aprimoramento dos processos internos: a mobilização de recursos.

Para inovar, é fundamental que o negócio esteja apto a abrir mão de determinadas práticas e projetos em busca de transformações, assim como a otimização de recursos financeiros e pessoais.

O papel do gestor de inovação, nesse sentido, é saber administrar as possíveis divergências entre os departamentos da empresa que o processo de mudança possa gerar. Afinal, o objetivo é caminhar rumo à transformação, gerando impactos positivos para a empresa como um todo.

Agora que você já entende o que as grandes empresas esperam de um gestor de inovação e quais são as principais responsabilidades desse profissional, não deixe de conferir o MBA em Gestão da Inovação oferecido pelo IBEC em parceria com a UERJ!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *