Entenda a importância de uma pós-graduação para a sua carreira

Entenda a importância de uma pós-graduação para a sua carreira

Graças ao crescimento do acesso à educação, muitas pessoas têm se graduado hoje no Brasil. Isso é um fato muito importante e reforça a necessidade de se desenvolver profissionalmente. Mas quando se fala em melhores e maiores oportunidades de carreira, não há como negar a importância da pós-graduação, não é mesmo?

Ir além nos estudos para aperfeiçoar seus conhecimentos, com certeza, será um grande diferencial na procura por um salário maior, por exemplo. Sem contar que você passa a ser visto até mesmo com mais respeito na sua área de atuação. E que profissional não deseja ser reconhecido por sua bagagem de experiência e habilidade?

Então, que tal investir em uma pós-graduação para você? Precisa de ainda mais motivos para esse passo adiante? Olha só:

Estar apto à competitividade

No mundo de hoje, ser competitivo é tarefa que exige dedicação. E uma das vantagens ao se fazer uma pós-graduação é justamente o fato de que você, gradualmente, vai se tornando mais competitivo para o mercado de trabalho. E isso é fácil de entender: ao investir em você mesmo, as chances de suas habilidades serem desenvolvidas são muito maiores.

E tem mais, você ainda passa a agregar novos conhecimentos de carreira como profissional, sabendo ainda que o contato com os estudos é outro fator que estimula a criatividade em todos os sentidos. Ou seja: você se torna competitivo de uma forma inteligente, e com um ótimo jogo de cintura para lidar com todas as situações possíveis.

Não se esqueça que competitividade está ligada diretamente com as suas competências e a forma como você trabalha. Além disso, é claro, com sua capacidade de resolver os problemas com agilidade, sem dificuldades, gerando resultados satisfatórios.

Estimular o seu plano de carreira

Crescer profissionalmente é superimportante, certo? E traçar isso de forma consistente e gradativa dará a você ainda mais segurança em qualquer passo que for realizar na sua carreira. A pós-graduação também vem forte nesse quesito, ajudando você a planejar o seu próprio crescimento.

Sem contar que criando um plano de carreira para médio e longo prazo, é natural inserir cursos para que você esteja sempre atualizado com as tendências do mercado de trabalho. Muitos recrutadores analisam positivamente os profissionais que possuem cursos além da graduação no currículo.

Quanto mais conhecimento você comprovar que tem, mais terá oportunidades de crescimento dentro das empresas. Os planos de carreira das companhias também levam muito isso em consideração.

Algumas até apontam especializações, MBAs, línguas e outros tipos de aperfeiçoamento como pontos essenciais para manterem o profissional no quadro de colaboradores.

Preparar-se para as exigências de mercado com a importância da pós-graduação

E o mercado anda muito exigente, não é? Isso é impulsionado também pela enorme quantidade existente de serviços e soluções. Por isso, se torna natural que as exigências das empresas tenham aumentado e, consequentemente, ficado ainda mais detalhadas quanto ao perfil dos seus funcionários.

Muitas funções e cargos, por exemplo, só podem ser executados por um profissional amplamente capacitado e com total domínio do assunto. E é aí que a pós-graduação entra para ganhar o jogo: se você tem, será cotado para cargos melhores, até mesmo de chefia.

Vale ressaltar ainda que as habilidades que o curso traz para você são enormes. Por meio das aulas e debates, você terá a oportunidade de vivenciar situações reais do mercado e poderá, ao mesmo tempo, estudar de que forma resolvê-las da melhor maneira possível. Por isso que o aperfeiçoamento do funcionário virou realmente uma necessidade básica para as empresas.

Ser especialista e não generalista

Se você é arquiteto ou engenheiro, sabe que a carreira é repleta de desafios. Assim como em outras profissões, elas são ricas em detalhes, métodos e diferentes tipos de concepções sobre a prática do trabalho. E todo profissional recém-graduado sai da faculdade apto a enfrentar, de forma geral, as situações do dia a dia da carreira.

Mas que tal ser mais do que generalista? Virar especialista é uma ótima opção para você se destacar ainda mais! Lembre-se que você pode ser um profissional de referência em determinada área e assunto, sendo requisitado pelas empresas pelo seu conhecimento e experiência.

Você ainda aumenta as possibilidades de ganhar um espaço só seu na companhia, se tornando peça fundamental para o trabalho como um todo e, quem sabe, tendo poder de decisão em diversos momentos. Poder montar a sua própria equipe também é outro fator que vai estimular você a se especializar.

Sem deixar de frisar as chances de seu salário ser também melhor. E isso avança sempre que você se aprofunda mais na especialização de uma área.

Desenvolver o seu networking

Vale a pena ter esse item sempre em mente! Sabe o professor, o coordenador e os colegas da pós-graduação? Pois é, eles fazem parte da sua mais nova rede de contatos. E criar laços de forma sadia com muita troca de ideias e informações vai potencializar as chances de que os contatos feitos durante o curso, em algum momento, sejam de grande ajuda para a sua carreira.

Vale dizer ainda que muitas novas parcerias nascem do convívio das aulas. Além disso, não se esqueça que as pessoas que agora fazem parte do seu cotidiano são, muitas vezes, ativas no mercado de trabalho. E contatos nunca são demais, certo?

Outro detalhe interessante é que você pode aprender ainda mais com esses profissionais. Os motivos? Eles trabalham em empresas que podem até mesmo ser seus concorrentes. E, de um jeito informal, é possível entender melhor como é o dia a dia dessas companhias e como elas enfrentam situações que são comuns para você também.

Viu só como a importância da pós-graduação é realmente alta para você construir uma carreira mais sólida e com o destaque que você merece e deseja? Jamais esqueça que todo o investimento na sua carreira é o que tornará você um profissional de sucesso, seguro de si e sem medo de arriscar. Então, aposte nisso sem dúvidas!

Entre em contato conosco que vamos juntos encontrar o melhor curso para você começar a sair na frente o quanto antes!

Um comentário no post "Entenda a importância de uma pós-graduação para a sua carreira"

  1. José Mário Varjão disse:

    Excelente material, estas publicações nos ajuda a suprir muitas deficiência da vida acadêmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *