6 conhecimentos extracurriculares para sua carreira em Engenharia

6 conhecimentos extracurriculares para sua carreira em Engenharia

A graduação é um momento especial e introdutório, em que se abrangem os assuntos de forma mais generalizada. Nesse sentido, é importante buscar conhecimentos extracurriculares, sobretudo na área de engenharia. Afinal, estar por dentro das novidades do mercado e aprender mais a fundo, além do que foi aprendido na faculdade, fazem com que o profissional seja mais qualificado.

Com o avanço da tecnologia, surgimento de softwares e outras transformações na área, investir em pós-graduação, MBA e outros cursos é fundamental para se destacar no mercado de trabalho. Um profissional que continua se dedicando e investindo nos estudos tem maiores chances de conseguir as melhores vagas.

Portanto, aproveite para conhecer 6 cursos com conhecimentos extracurriculares que você pode fazer para se especializar e ter um ensino de qualidade.

1. Metodologia BIM

A metodologia BIM (Building Information Modeling) é um sistema que modela informações para criar modelos de construções virtuais. A partir disso, será possível fazer análises e ter mais controle sobre os processos em todas as fases. Dessa forma, os modelos têm dados e informações que guiarão todas as atividades construtivas.

Investir nessa especialização é uma ótima maneira de conquistar seu espaço no mercado de trabalho. O uso da tecnologia nos projetos e no canteiro de obras já é indispensável, e com a metodologia BIM se consegue integrar áreas da arquitetura e engenharia. Assim, o profissional consegue acompanhar todos os processos, cronograma, operações, manutenções e outros aspectos.

O setor ainda é relativamente novo no mercado brasileiro, o que torna o curso ainda mais interessante. Trabalhar com ferramentas digitais é o futuro, uma vez que podem promover maior segurança, gerenciamento de custos e outros conhecimentos. A especialização é voltada para arquitetos, engenheiros e outros setores que trabalham com infraestrutura e construção.

2. Licitações e Contratos em Obras Públicas

A parte de licitações e contratos públicos é outra área que está em expansão, uma vez que os recursos investidos pelos governos municipal, estadual e federal continuam crescendo. Por sua vez, são exigidos profissionais capacitados para dar andamento nos projetos.

Por isso, ao se especializar em Licitações e Contratos em Obras Públicas será possível ter acesso a questões jurídicas que envolvem esses processos. Além disso, conceitos técnicos e outros setores relacionados à administração pública também são abordados. Assim, os procedimentos licitatórios, toda a execução dos contratos, as obras e os serviços de engenharia envolvidos são aprendidos.

Portanto, o foco do curso está em todas as etapas, desde a elaboração de editais, processos de licitação, fiscalização de contratos, leis e outros assuntos são abordados durante o curso. Nesse sentido, há uma visão mais completa de tudo o que envolve as licitações e contratos. Desse modo, falhas e brechas que poderiam afetar a qualidade, prazo e outros aspectos são evitadas.

3. Gerenciamento de obras

A gestão de todas as etapas da obra é uma outra possibilidade para se especializar após a graduação. O responsável pelo gerenciamento de obras precisa organizar todas as etapas do processo logístico, organização de pessoal e força de trabalho. Dessa forma, a construção fica mais enxuta, o orçamento é seguido, há maior economia de recursos e o cronograma também é cumprido.

O gerente de obras é quem acompanha a construção do início ao fim. Desde as primeiras etapas do projeto até a execução, ele é o responsável de melhorar o desempenho e a performance dos trabalhadores e da obra em si, aplicando seus conhecimentos para aprimorar cada fase.

Portanto, o especialista em gestão de obras deve garantir que o resultado seja entregue com excelência. Assim, o planejamento e o controle são decididos pelo gestor. Por isso, a produtividade, todo o andamento da construção, custos e prazos ficam sob sua responsabilidade.

4. Engenharia de Custos

Diferentemente do especialista em gestão de obras, que cuida de todos os procedimentos, o especialista em engenharia de custos tem foco no aproveitamento máximo de todos recursos e elementos. Nesse sentido, há um consumo mais consciente de materiais e serviços para que não estoure o orçamento estipulado.

Todo o controle da análise e de custos é feito por esse profissional. Além disso, a viabilidade do empreendimento (tanto técnica quanto econômica), diagnósticos, prognósticos e toda a concepção da construção é feito por um engenheiro de custos. Portanto, é realizada uma projeção, análise e estimativa para que se planeje a obra.

Ou seja, o profissional é responsável para que não haja super ou subfaturamento na obra. Com a criação de propostas técnicas, estudos e conhecimentos em gerenciamento, essa especialização é um bom investimento se você deseja mergulhar em uma área que ainda está em crescimento no país.

5. Avaliações e Perícias

Quem trabalha com perícias e avaliações possui uma grande responsabilidade. Afinal, o profissional deve realizar as análises e periciar os locais para elaborar laudos que influenciam a decisão de muitos setores da construção. Um dos aspectos positivos é que com essa especialização é possível trabalhar no setor público, privado ou até trabalhar por conta própria.

Os laudos administrativos e judiciais elaborados pelo profissional servirão como base para que as etapas de financiamentos e desapropriações andem, além de também ajudar na gestão de contratos. A função exige que as perícias e avaliações sejam detalhadas e criteriosas. Por isso, o profissional costuma ter uma remuneração alta.

6. Auditoria de Engenharia

Apostar na especialização em auditoria de engenharia será uma ótima decisão na sua carreira. Como o mercado ainda não tem profissionais suficientes e a demanda continua a crescer, esse é o momento certo para começar na área. Com o uso de uma ferramenta técnico-científica para fazer análises, o profissional investiga a qualidade executiva da obra, a sua legalidade, quais os impactos ambientais gerados pelos serviços e pela construção e a economicidade. The Bitcoin cost isn’t steady and could change any second. Assuming you pay for your IDs in something like 24 hours in the wake of getting the digital currency, ID God would acknowledge that value that was substantial right now of procurement. Regardless of whether the cost essentially drops down following you buy fake id you would have no need to pay an extra charge.

O auditor é qualificado para ter uma visão mais complexa e completa das práticas de engenharia. Assim, é o responsável por fazer avaliações em empreendimentos, atua como perito em questões judiciais e ainda pode conferir se a equipe está agindo da maneira correta, garantindo a qualidade da obra. Além disso, a regularidade da construção, cumprimento de normas e leis e outras demandas também ficam sob sua responsabilidade.

O investimento em conhecimentos extracurriculares já se tornou essencial em qualquer área, e na engenharia não seria diferente. Portanto, se você quer continuar aprendendo e deseja se especializar, o IBEC conta com diversos cursos, é só escolher o mais interessante.

Se você quer saber mais sobre os cursos oferecidos pelo IBEC, entre em contato com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *