Conhecimentos específicos na Engenharia Civil para concursos públicos

Conhecimentos específicos na Engenharia Civil para concursos públicos

Um dos cargos mais almejados por profissionais diversos, é o de servidor público. São muitas as vantagens que despertam o desejo de pessoas de várias áreas: estabilidade financeira, carga horária diferenciada, salários acima da média, entre outros. Contudo, as avaliações para conquistar uma vaga são complexas e a disputa é acirrada. Portanto, um diferencial pode ser entender os conhecimentos específicos.

Em muitos casos, o conhecimento específico pode determinar o resultado final, e ser usado como critério de desempate e de classificação. As matérias e conhecimentos aprendidos durante a formação acadêmica têm um peso maior no somatório da nota do candidato. Ou seja, fundação e estrutura de contenção, saúde e segurança do trabalho e licitações, no caso do engenheiro civil, são temas decisivos.

Quer saber mais sobre o que são conhecimentos específicos e como se preparar para um concurso público na área de engenharia civil? É simples, basta continuar a leitura!

O que são conhecimentos específicos em um concurso público de engenharia civil?

Os conhecimentos específicos são aqueles temas relacionados à área em que o candidato se formou. No caso do engenheiro civil, todas as matérias estudadas durante a graduação serão contabilizadas com um peso maior do que os temas e assuntos gerais.

Esses conhecimentos podem ter um peso maior e a somatória de acertos em relação aos conhecimentos específicos pode ser usado como critério de desempate entre candidatos que alcançaram pontuações idênticas. Extremamente importante, correto?

Os conhecimentos gerais são aqueles assuntos que, independentemente da área de atuação, serão cobrados na maioria dos concursos públicos. Ou seja, são temas indispensáveis para a realização de qualquer edital, e todos os profissionais que almejam um cargo público devem dominar. Como exemplo temos:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Atualidades.

O domínio dos conhecimentos citados acima são indispensáveis para alcançar bons resultados e conquistar boas posições ao disputar um edital. No entanto, existem os temas menos genéricos e que abrangem uma determinada formação acadêmica. Na engenharia civil temos:

  • Mecânica dos Solos;
  • Análise de Estruturas;
  • Saneamento e Meio Ambiente;
  • Orçamento;
  • Planejamento;
  • Licitações.

Esses, são apenas alguns dos exemplos de conhecimentos específicos para a engenharia civil que devem ser estudados pelos profissionais que estão disputando um edital. Quer saber como se preparar de maneira correta e se destacar nos editais da engenharia civil? Continue com a gente!

Como se preparar para os conhecimentos específicos da engenharia civil

Para alcançar boas vagas e conquistar boas posições nos diversos editais disponíveis para a engenharia civil, é preciso dominar alguns assuntos genéricos e que são comuns em todos os concursos públicos. Esses conhecimentos genéricos são aqueles mais comuns e que devem ser entendidos por todos os concurseiros, independente da banca ou do órgão pretendido.

Os temas que envolvem a língua portuguesa não podem ser negligenciados. A língua portuguesa é composta de regras e macetes específicos para os editais públicos, e se estudados corretamente podem ser gabaritados evitando a desclassificação em assuntos comuns. Itens como interpretação de texto, acentuação e concordância são facilmente assimilados e devem ser gabaritados.

O raciocínio lógico também é muito comum no mundo do concurso público, e podem parecer, em um primeiro momento, mas são questões que podem desclassificar um candidato. Portanto, estude editais passados e não caia em pegadinhas.

Já para os conhecimentos específicos, é importante atentar para as questões já cobradas em outros concursos e entender o que é mais comum e o que tem menos probabilidade de cair no atual concurso. Blogs e artigos também auxiliam na hora de se preparar para as provas.

Os assuntos identificados como mais importantes devem ganhar destaque e serem aprofundados. A utilização de esquemas gráficos, resumos, figuras e a resolução de muitas questões já apresentadas em editais também são excelentes ferramentas de prática e estudo.

Para você entender melhor, separamos a seguir alguns dos conhecimentos específicos para engenharia civil que mais caem em editais do setor. Não deixe de conferir!

Conhecimentos específicos cobrados na engenharia civil?

Agora que já sabemos da importância de determinados temas e atualidades para uma boa colocação em provas e editais, é preciso entender quais deles costumam ser mais cobrados e como fazer um estudo prático e eficiente. Vamos lá!

Estruturas de concreto

Seguindo as normativas específicas, as estruturas de concreto devem atender aos requisitos mínimos referentes à qualidade, utilização na construção e utilização. Costumam ser classificados em três categorias: capacidade resistente, desempenho em serviço e durabilidade.

Esse tema costuma ser abordado em muitos editais e fornece uma linha de estudo que pode ser o diferencial entre a aprovação e a reprovação.

Construção Civil

Nesse tema, assuntos como a qualidade e controle da obra tendem a serem abordados e levam em consideração a alteração nas condições da edificação existente para recuperar, melhorar ou ampliar o uso, a segurança ou a habitabilidade.

Dentro do mesmo tema, a fiscalização, contratos e licitações também são conhecidos dos candidatos mais experientes bem como os projetos no geral. Projeto básico, projeto executivo e execução das obras e serviços são assuntos que devem ser estudados e dominados para obter um resultado satisfatório.

O orçamento de obras também é de extrema importância, e é preciso conhecer as estimativas de custo, o orçamento preliminar e o orçamento detalhado se você quiser se destacar nos conhecimentos específicos da engenharia civil.

Instalação elétrica

A instalação elétrica requer conhecimentos que abrangem assuntos como quadro de distribuição, e toda parte elétrica do projeto de instalação de eletricidade em um empreendimento.

Fundação

São inúmeros pontos, e os principais cobrados nos editais de engenharia civil são os de fundação, investigação geotécnica, tensão e carga admissível. Abrange também as fundações superficiais e profundas, passando por todas as etapas de carregamento para o solo e pela ponta.

Todo concurso público exige muita dedicação e capacitação constante do candidato. Sem muito esforço, dificilmente uma boa colocação, e consequentemente uma boa posição serão alcançados. Logo, domine os assuntos gerais, como a língua portuguesa e matemática, mas identifique e se dedique aos assuntos referentes à engenharia civil. Fundação, instalação elétrica, construção civil, orçamentos e licitações são assuntos muito comuns.

Se ainda restaram dúvidas sobre os conhecimentos específicos necessários para essa profissão e você deseja saber mais, entre em contato com o IBEC agora mesmo.

2 comentários no post "Conhecimentos específicos na Engenharia Civil para concursos públicos"

  1. Tenho interesse no curso, para aprimoramento dos meus conhecimentos, com foco em custo e viabilidade e adequação nos orçamento para para obras e Indústria da Construção Civil.
    Att; Gabriel Barreto

    1. disse:

      Olá, tudo bem?
      Inscreva-se em algum do nossos cursos que mais tiver interesse através deste link: https://ibecensino.org.br/cursos-category/mba-pos-graduacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *