Quer seguir carreira acadêmica? Confira 7 dicas de ouro!

Quer seguir carreira acadêmica? Confira 7 dicas de ouro!

Mesmo que muitos estudantes sempre esperam ansiosos para se formar e entrar no mercado de trabalho, outros aguardam por esse momento para dar continuidade na carreira acadêmica. A área de engenharia sempre dispõe de muitas oportunidades, sobretudo para quem prefere seguir os estudos para trabalhar com pesquisa.

Para quem decide seguir a carreira acadêmica, as principais possibilidades são o ramo de pesquisa ou trabalhar como professor universitário. No entanto, é preciso lembrar que o gosto por conhecimentos e pelos estudos é fundamental. Além disso, investir em pós-graduação, MBA e outras especializações também proporcionam maiores oportunidades.

Nesse sentido, se o seu desejo é seguir na carreira acadêmica na área de engenharia, veja algumas dicas de como você pode começar a trilhar esse caminho!

1. Reflita sobre você mesmo

Essa é uma decisão que necessita de um bom tempo de reflexão. Afinal, não é uma escolha tão simples, e muitas vezes ela surge ainda durante a graduação. Na verdade, é muito mais positivo que essa ideia seja amadurecida justamente nesse período, uma vez que muito do que é feito no ensino superior refletirá na carreira acadêmica.

Essa é uma escolha bem pessoal e que precisa ser descoberta aos poucos. Se você já tem interesse em pesquisa, em se aprofundar nos assuntos por meio dos estudos ou, quem sabe, se você tem o dom de passar conhecimentos para os outros, esses já são alguns pontos que valem a reflexão. Por isso, comece a observar o que você gosta e qual carreira deseja seguir depois de ter o seu diploma em mãos.

2. Escolha um campo de pesquisa

A engenharia é um espaço bastante amplo e que oferece uma gama de possibilidades. Mesmo que você tenha se formado em engenharia civil é possível fazer pesquisas interdisciplinares, em que se abrange outras áreas de conhecimento. Existem mais de 30 tipos de engenharia, desde ambiental, mecânica e muitas outras opções.

Dessa maneira, a escolha do campo de pesquisa é fundamental, pois será a área em que você terá que se dedicar. Então, a identificação é importante para não se desestimular com o meio acadêmico. Por serem muitas possibilidades, às vezes os estudos já começam na graduação e são levados adiante nas especializações seguintes. Por isso, escolha com cuidado onde você quer dedicar seu tempo.

3. Busque grupos de pesquisadores

A partir do momento que você tem certeza do que quer e qual caminho seguir, você precisará encontrar uma rede de apoio. Para isso, comece a busca por grupos de pesquisadores que estejam estudando a mesma área que você e junte-se a eles. Ter contato com estudiosos com temas relacionados ao seu ajudará a aprimorar seus conhecimentos, além de contribuir em seu trabalho.

É preciso ressaltar que a carreira acadêmica é construída a longo prazo. Portanto, contar com o auxílio de outros especialistas ajudará com críticas construtivas e insights para o trabalho que você desenvolve. Essa troca de conhecimentos e o suporte oferecido entre os grupos de pesquisadores é um dos principais sustentos na academia.

Além disso, essa rede também é importante para criar eventos, conferências e outras ações. Assim, todos conseguem trocar experiências e auxiliar no trabalho um do outro, construindo uma carreira acadêmica mais sólida e trocas úteis.

4. Tenha um bom networking

É difícil alguém seguir uma carreira que seja brilhante sem contar com o auxílio de outras pessoas. Afinal, somos seres sociais e precisamos do contato com outras pessoas, certo? Diante disso, a criação de um bom networking pode ser determinante, além de aumentar as chances de sucesso e abrir muitas portas para você. A criação de uma rede de contatos também ajudará para que você entre em contato com outros profissionais.

Ou seja, é aquela história de “alguém que conhece alguém”. Por isso, comece a desenvolver seu networking desde o começo da sua vida na academia, trocando experiências e tendo conversas enriquecedoras com professores, outros alunos e demais especialistas que encontrar pelo caminho. Esses contatos são valiosos e podem ser essenciais para avançar nas suas pesquisas futuramente.

5. Construa seu portfólio

Como você apresentará o trabalho que você desenvolve para outros profissionais? Não basta apenas ter conhecimento, é preciso apresentá-lo de forma interessante, sobretudo quando o que está em jogo é algo muito importante — como uma bolsa ou vaga em pesquisa. Por isso, a formulação do seu portfólio é algo que você precisa investir desde o começo da sua carreira.

A concorrência no mercado exige que os profissionais saibam mostrar o seu valor, e o portfólio é um meio de mostrar suas experiências e ter boas referências. No mundo acadêmico, é o Currículo Lattes que tem grande importância, onde você insere todas as suas pesquisas, publicações, participações em eventos e outras informações relevantes.

6. Melhore suas qualificações

Para aprimorar e incrementar o seu Currículo Lattes, pense em começar isso desde a graduação. Participações em congressos e eventos da área, seminários, participação em projetos de extensão, publicações de artigos, periódicos e outras atividades são boas oportunidades de desenvolver seus estudos. A iniciação científica, por exemplo, é uma das principais portas para entrar com tudo nas pesquisas acadêmicas.

Portanto, se o seu desejo é realmente seguir a carreira acadêmica, lembre-se que esse é um trabalho árduo, já que muitos projetos de pesquisa podem levar anos para ficar pronto. Além disso, atividades complementares e cursos também contribuem para melhorar suas qualificações e capacitações. As habilidades e competências devem ser ampliadas constantemente para agregar mais valor ao seu trabalho.

7. Pense em qual instituição escolher

Por fim, saber em qual instituição você quer trabalhar é a última etapa para realizar esse sonho. Pesquise sobre o local e saiba quais são os requisitos necessários para ingressar e, assim, comece a criar a sua estratégia de entrada. Desse modo, você terá um foco e conseguirá trabalhar em um objetivo.

Caso tenha dúvidas sobre isso, saiba que o IBEC tem décadas no mercado e oferece cursos e especializações em diversas áreas de conhecimento. Portanto, é a opção ideal se você quer seguir a carreira acadêmica e aprofundar seus conhecimentos para ter um futuro brilhante.

Por isso, aproveite e confira alguns dos cursos de MBA e pós-graduação disponíveis na instituição e escolha o que mais combina com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *