8 livros para engenheiros impulsionarem a carreira e crescimento profissional

8 livros para engenheiros impulsionarem a carreira e crescimento profissional

Se você é um profissional experiente e busca o avanço da carreira por meio de novas estratégias a fim de melhorar o desempenho no trabalho, saiba que existem diversas opções de livros para engenheiros voltados ao aprendizado e à reflexão que podem ser muito úteis para você.

Mas, caso você esteja no início da carreira e esteja visando a construção da sua vida profissional, os livros podem ser bons mentores. A mentoria nada mais é que uma ajuda para alcançar seus objetivos, auxiliando o profissional menos experiente a encontrar um caminho mais promissor. O alvo principal é o progresso e o desenvolvimento profissional e pessoal.

Além de trazer crescimento profissional, a leitura estimula a memória e o raciocínio, aumenta a capacidade argumentativa e melhora a escrita. Livros com boas abordagens são os que tratam de liderança, inteligência emocional e gestão do tempo e de negócios.

Neste artigo vamos apresentar 8 dicas de livros sobre carreira, que abordam conselhos e práticas diferentes das quais estamos acostumados e que ajudarão na construção e avanço da sua vida profissional.

1. O Poder do Fracasso

Escrito por Sarah Lewis e publicado pela editora Sextante, o livro conta várias histórias que, aparentemente sem relação umas com as outras, ajudam a construir o argumento de que o fracasso precisa ser abraçado e pode nos empurrar para frente.

Outro questionamento pertinente é: será que vencer significa acertar de primeira? A autora refuta essa tese e nos mostra que diversas realizações humanas só foram possíveis depois de várias tentativas malsucedidas.

2. Como Administrar Seu Tempo

Também publicado pela editora Sextante, o livro, de autoria de Marc Mancini, trabalha com a máxima o “tempo é dinheiro”. Pensando nisso, a obra traz 24 lições para se tornar proativo e render cada vez mais no trabalho. Além disso, apresenta dicas práticas e úteis de organização — desde como arrumar sua mesa, organizar sua agenda, definir prioridades, saber quando dizer não, entre outros.

Técnicas de administração do tempo também são ensinadas no livro. A intenção é que o leitor torne-se mais produtivo e menos estressado.

Mesmo não sendo exclusivamente um dos livros para engenheiros, a leitura é bastante necessária para quem quer se manter produtivo!

3. Gestão da Emoção

“Você liberta as pessoas ou as aprisiona? Provoca a fera que está dentro delas ou a acalma? Domestica o instinto delas ou o instiga?” — Augusto Cury.

Essas são algumas questões que o psiquiatra Augusto Cury pontua no seu livro “Gestão da Emoção”, publicado pela editora Benvirá. Aqui, a inteligência emocional é tratada como uma competência fundamental para profissionais de qualquer área.

Cury traz técnicas simples para trabalhar suas emoções e atingir o equilíbrio entre elas e as demandas do mundo do trabalho. Mas, apesar de simples, as técnicas possuem efeitos significativos quando bem aplicadas.

4. 10% Mais Feliz

Dan Harris era um jornalista brilhante que, durante uma chamada para a TV americana ABC News, teve um ataque de pânico ao vivo. Depois do acontecimento, Harris resolve escrever sobre os motivos que o levaram a passar por esse constrangimento, e faz reflexões sobre a autocrítica exagerada e sobre a preocupação exacerbada com a opinião dos outros.

O livro foi escrito pelo próprio Dan Harris e publicado pela editora GMT. Há um toque de espiritualidade e meditação que visam mudar sua forma de ver o trabalho e a vida.

5. O Poder do Hábito

“Transformar um hábito não é necessariamente fácil nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível. E agora entendemos como.” — Charles Duhigg.

O livro foi redigido pelo repórter Charles Duhigg, do jornal The New York Times, e publicado pela editora Objetiva. A obra foca em mostrar que mudar simples hábitos no nosso cotidiano pode gerar repercussões na nossa vida pessoal e também na profissional.

Os exemplos apresentados são simples e do nosso cotidiano, e as mudanças podem até não parecer de grande importância. Mas, assim, o autor consegue transmitir uma lição de aprendizado capaz de transformar ambientes empresariais e até gerar lucros.

6. Concreto Armado, Eu Te Amo

Escrito por Manoel Henrique Campos Botelho e publicado pela editora Blucher, o livro é considerado um ABC acerca do concreto armado e suas aplicações. Destinado a profissionais e estudantes da área de construção civil — como engenheiros civis, arquitetos e técnicos em edificações — o livro é um manual didático, explicativo e prático.

A obra é ampla e possui exemplos práticos, principalmente em construções de até 4 andares. Aborda temas como o trabalho com o concreto aparente, números mágicos de uma estrutura de concreto armado, cascata de cargas, entre outros.

7. Manual do BIM

O Manual do BIM é referência internacional e foi escrito por uma equipe de pesquisadores, entre eles, o professor Chuck Eastman, pioneiro na tecnologia BIM (Building Information Modeling). A publicação se deu pela editora Bookman.

O livro é considerado de leitura obrigatória para qualquer engenheiro civil, arquiteto, gerente, gestor, técnico e até construtoras, que atuem na área de tecnologia na construção civil, sendo um dos principais livros para engenheiros da atualidade.

A linguagem é bastante acessível e didática e o manual explica o que é BIM, suas vantagens, aplicações e conceitos para a implementação de uma empresa ou projeto bem-sucedidos. Além disso, o livro aborda todas as informações necessárias para que um profissional esteja atento em um empreendimento imobiliário.


Você também pode ficar de olho neste Guia Básico sobre BIM que preparamos com todas as informações básicas sobre o assunto!


8. Ética Para Engenheiros

Por fim, escolhemos o livro Ética Para Engenheiros — escrito por Arménio Rego e Jorge Braga e publicado pela editora Lidel. O livro é fundamental para todos os profissionais da área, pois discute temas como responsabilidade ética, os princípios morais e a importância das decisões tomadas erroneamente.

A obra apresenta dezenas de casos reais que envolvem dilemas éticos para com os engenheiros. Além disso, inclui códigos de ética de diversas organizações de engenharia de diversos ramos e países. Os autores sugerem também outros livros, revistas e artigos para quem tenha interesse em se aprofundar no assunto.

Agora que já conhece alguns dos principais livros para engenheiros, o que você está esperando para colocar a leitura em dia? Cada exemplar possui seus próprios ensinamentos e nos ajudam a montar uma estratégia profissional sólida. Faça da leitura um hábito!

Se você gostou do nosso artigo, confira também as 7 dicas de como se recolocar no mercado de trabalho clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *