6 atitudes que podem impedir seu crescimento profissional

6 atitudes que podem impedir seu crescimento profissional

O mercado está cada vez mais competitivo e exigente em suas contratações, seja para buscar novos talentos ou para promover pessoas com grande potencial dentro de sua corporação. Para ser reconhecido e conquistar o tão almejado crescimento profissional, é preciso ter muita disciplina e construir isso pouco a pouco.

Para garantir que isso, de fato, aconteça, é importante estar atento a algumas atitudes e pequenos vícios em nosso dia a dia que, por considerarmos rotineiros, não enxergamos como podem prejudicar o tão sonhado crescimento profissional. Quer saber quais são eles? Continue lendo!

1. Comportamento inadequado

Um dos principais obstáculos que podem manchar a sua imagem na empresa e até gerar um desgaste a ponto de ocorrer demissões é o comportamento. Esse fator é determinante para que você cresça e se destaque entre os demais profissionais.

Os gestores analisam tudo, desde o seu modo de falar, sua postura ao sentar, lidar com problemas, sua capacidade de trabalhar em equipe e até mesmo de receber alguns “nãos” durante o dia. Por mais que isso não seja completamente ético, algumas empresas também vasculham suas redes sociais e fazem um trabalho investigativo.

Dependendo da vaga que você ocupa, certos tipos de conteúdos não são adequados e isso pode refletir diretamente em seu comportamento como um ponto negativo na hora de ganhar uma promoção.

2. Dificuldades em se relacionar

O bom profissional precisa estar entrosado com o grupo e saber lidar com as diferenças. Quem não compartilha dessa qualidade não é bem-visto pela gerência e não conquistará o mérito de liderar equipes, por exemplo.

Para o gerente, o colaborador que tem um bom relacionamento interpessoal é muito importante, principalmente em pequenas empresas, em que o time é enxuto e precisa lidar com problemas e fazer ações que dependem uns dos outros.

Ter a capacidade de lidar com diferentes pessoas e se relacionar bem com cada personalidade é um grande diferencial para o seu desempenho e crescimento profissional. Pense nisso!

3. Falta de comprometimento

Às vezes, o que está prejudicando uma possível promoção não é sua forma de agir ou de se relacionar com as pessoas, mas a sua falta de comprometimento. Muitos acreditam que não é o caso, mas será que você não está chegando atrasado demais ou perdendo muito tempo conversando com os colegas, mexendo no celular ou navegando nas redes sociais?

Inventar desculpas para não ir ao trabalho e atrasar é um dos motivos que mais aborrecem os gestores. Há sempre uma situação muito importante e alguns possuem até uma resposta padrão: “preciso resolver alguns problemas pessoais”.

Quando isso começa a refletir em atrasos na entrega das tarefas, a situação começa a ficar séria, mostrando que um profissional com essas características não tem responsabilidade de lidar com a importância do cargo que ocupa.

4. Falta de organização

Muitas pessoas têm uma grande dificuldade em manter uma rotina organizada, seja em casa ou no trabalho, e isso acaba comprometendo a sua produtividade e, porventura, prejudicando a sua imagem na empresa.

Há também a arte de deixar as coisas para depois, ou seja, procrastinar. Muitas pessoas perdem ótimas oportunidades e perdem o prazo na entrega de tarefas também por esse motivo.

Para lidar com a falta de organização e com a procrastinação, recomenda-se o uso de planejadores, post-its e até mesmo o despertador do próprio celular. Só não perca a sua credibilidade porque, sem isso, dificilmente você conquistará o seu crescimento profissional.

5. Supervalorização pessoal

Ser reconhecido profissionalmente é um ganho muito positivo na carreira de qualquer pessoa. Afinal, isso significa que a qualidade do seu trabalho está se sobressaindo e que os gestores estão satisfeitos, não é mesmo? Sim, isso é bom e saudável.

O que não é saudável é supervalorizar o seu próprio trabalho. Na grande maioria das vezes, o profissional acaba comparando seus resultados com os de outros profissionais, criando uma competitividade ruim para o clima organizacional.

Nesse caso, o profissional mostra que tem dificuldades em trabalhar em equipe, já que, na maioria das vezes, não vai julgar como um ganho positivo uma conquista que não tenha sido fruto exclusivamente de seu trabalho.

6. Falta de atitude

A falta de iniciativa e de atitude é campeã nas características citadas pelo gestor quando se trata de feedback para crescimento profissional.

Quem já passou por isso sabe a importância de se dedicar mais e de doar o algo mais que as empresas sempre buscam em seus profissionais. Além disso, as empresas estão buscando pessoas que tenham o perfil de um líder.

Em geral, é preciso ter paciência para lidar com pessoas de diferentes gênios e entender que cada um tem seu ritmo e seu modo de lidar com algumas situações. A ansiedade pode se tornar uma grande vilã para quem deseja se destacar profissionalmente, prejudicando em vez de colaborar com o seu processo de trabalho.

É muito mais importante ser visto como um profissional que tem disciplina e responsabilidade do quer ser visto como super profissional que entrega tudo dentro do prazo, porém, sem a qualidade que se espera.

Além disso, o profissional com perfil de líder é capaz de ser humilde, sabendo que dificilmente conseguirá crescer profissionalmente se quiser o mérito somente para si.

São nos pequenos detalhes que se conquista o crescimento profissional, seja pedindo ajuda sempre que necessário ou perguntando e tirando dúvidas com seus superiores, sabendo que a qualidade e a missão de solucionar problemas e bater metas são mais importantes do que ter vergonha de aprender, que também deve ser uma tarefa diária de um líder.

Você já conseguiu perceber que não é apenas um problema, mas um conjunto de hábitos e atitudes que impedem que você conquiste o sucesso, não é? Será que você está se prejudicando com alguns dos erros citados acima? Siga as nossas dicas e supere todos os obstáculos que impedem o seu crescimento profissional.

Não deixe de compartilhar esse conteúdo para ajudar mais pessoas a crescerem profissionalmente evitando os erros mais comuns e que são determinantes para o sucesso da sua carreira.

Um comentário no post "6 atitudes que podem impedir seu crescimento profissional"

  1. José Mário Varjão disse:

    Será que falta emprego ou bons profissionais, pois é mais fácil ter motivos para chorar do que construir bases para o sorriso.
    Em um mundo globalizado e de alta competição, não basta ser bom, tem que estar entre os melhores; isto vale para quem quer ter seu lugar garantido. Não é inverdade dizer que o melhor momento para crescer é aquele que está em crise, pois é daí que surgem os bons.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *